sábado, 4 de abril de 2015

 

Conheça um pouco sobre os principais pedais utilizados pelos guitarristas, e suas características, entenda como organizar de maneira simples e pratica seu setup.

Sugestão de como conectar pedais

A escolha dos seus pedais é fundamental na característica do seu som, explorar este campo com criatividade e versatilidade é um grande fator explorado por muitos guitarristas. Segue um pequeno tutorial sobre efeitos de pedais.

como escolher os seu equipamento?
A princípio, é preciso:
• Saber qual é sua intenção sonora – que tipo de harmonia está buscando e quais timbres vão respeitar essa intenção;

• Conhecer o som, as possibilidades e os limites de cada pedal que existe no mercado.
Para auxiliar nesses quesitos, apresentamos a seguir algumas das diversas possibilidades de pedais!

Distortion
O pedal de distorção é o responsável pelo Timbre característico do hard rock, metal. Combina muito bem com os ‘power chords’, pois seu Timbre é saturado em ganho. É uma saturação mais dura e pesada, e em relação ao overdrive tem os harmônicos mais acentuados. O sinal fica mais “sujo” tornando-se ideal para estilos mais “pesados” de Rock. 
OverDrive
Muito semelhante à distorção, só que mais ‘suave’ no ganho, o drive é mais usado por guitarristas solo, pois o drive realça levemente os harmônicos e confere brilho às escalas. A intenção desse efeito é produzir a saturação leve e natural de um amplificador valvulado em volumes muito altos (como os primeiros amplificadores não tinham canal de distorção/drive, a saturação era tirada através da saturação natural das válvulas.
Fuzz
O Fuzz tem um timbre muito particular que realça os harmônicos ímpares, evidenciando muito a onda quadrada. Provavelmente seja esse o motivo de ser difícil audição em alguns acordes.

Reverb
Reverb é um efeito que simula a reflexão natural das ondas sonoras nas paredes do ambiente. Ele é frequentemente utilizado para dar uma sensação de profundidade ao som, e já vem incluído em muitos amplificadores. 
Echo/Delay
O echo produz um efeito de repetição do som da guitarra, e em combinação com o reverb, funciona muito bem para ambiência e solos mais lentos. Delay em inglês é atraso. Nos pedais esse atraso é gerado eletronicamente ou digitalmente para dar o efeito de ambiência (eco)

Wah-wah
Wah-wah é um pedal que altera o timbre. Acionando o pedal para frente e para trás, produz um som que soa como “Wah”. Ele é similar ao botão ‘tone’ presente na guitarra pela forma que ele funciona.

Chorus
Acordes completos feitos tocando somente uma nota é a especialidade do chorus. Oferecendo sempre a possibilidade de combinar até 4 vozes simultâneas, é perfeito para harmonizar seus solos, enriquecendo o som do instrumento de forma similar a um violão de 12 cordas.

Phaser
O Phaser mistura o sinal normal com um sinal que vem através de um delay modulado (ou delay variado). O efeito que o Phaser faz no som é como um wah wah bem sutil.

Flanger
Com um principio de funcionamento igual do chorus (dobra + atraso + desafinação + sinal original), mas permitindo vários ajustes, desde um chorus comum, passando por sons metálicos com ambiências reflexivas a dimensões pequenas

Pedaleiras
Pedaleiras são set’s de vários efeitos juntados em um só aparelho, e costumam portar a maioria dos citados anteriormente. Apesar de serem mais limitados na customização de tais efeitos, é uma alternativa econômica para trabalhar como guitarrista.

Loop Station: Banda de um homem só!
O pedal Loop Station, da Boss, existente já há 10 anos, é uma opção interessante tanto para estudos quanto para apresentações ao vivo. Seus canais permitem a gravação de até 16 minutos na versão RC-2 e até 3 horas na versão RC-3. O Loop Station, como o nome sugere, é o loop de determinada gravação, sendo gravada ao vivo ou programada do computador via USB (somente na versão RC-3).
Seu uso para estudos concerne à composição e à improvisação de solos. O músico toca a base, e o pedal a repetirá indefinidamente, e o músico poderá explorar as possibilidades daquele som.
Outro uso interessante é para as apresentações ao vivo. O músico salva presets, músicas e bases inteiras no pedal, sobe ao palco e selecionando o canal da música desejada e a ‘banda de um homem só’ será possível.

Leia também sobre: Guia guitarrista iniciante
Exercícios para melhorar a técnica na guitarra


O Grande guitarrista Wagner nascimento compartilhando um pouco
sobre um set utilizado a um tempo atrás vale apena conferir.






2 comentários:

  1. Muito legal essa postagem, obrigado por compartilhar! Sugiro pra galera o cabo da santo angelo de pedal, eu uso e cara, é realmente muito bom,! Comprei aqui -
    > https://www.cirilocabos.com.br/cabo-p10-p10-para-pedal-de-guitarra-santo-angelo-cirilocabos/p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado caio, seu comentário é muito construtivo!

      Excluir