domingo, 5 de abril de 2015

Exercicios para melhorar a técnica na Guitarra.

Este conteúdo contém informações sobre exercícios para o aperfeiçoamento na guitarra, com conteúdos atualizados constantemente, exercícios que buscam atingir a técnica desejada, obtendo velocidade técnica e versatilidade.


Palhetada Alternada

A palheta é um dos assuntos mais fascinantes e estudados do nosso instrumento, pois confere o título de virtuose ao instrumentista que atinge um certo domínio dentro desta área do estudo de técnica. Palheta não só rápido, mas com precisão e clareza é um dos mais perseguidos objetivos dos estudantes da máquina de seis cordas, e neste caminho, o que não faltam são lendas e idéia sobre " palhetar rápido" é que isto não exige força, e sim relaxamento.É mais uma questão  de soltar o freio de mão, do que de acelerar. note que,nas palhetadas mais rápidas do planeta, a sensação de quem olha de fora é que o músico parece tocar fácil e sem nenhum esforço quando estão em sua performance, o que indica que o relaxamento está em primeiro lugar.
A velocidade é como o dinheiro, não pode ser uma finalidade em si mesma e, sim, uma ferramenta para fazer música, pois se beneficiarmos demais a técnica, a musica fica, não só em segundo plano mas sem expressão e prejudicada.
teremos uma variedade de exemplos e assunto que será de grande valia para quem quer alcançar um alto nível técnico da mão direita.

Formatos da escala Diatônica

Neste bloco, temos 7 blocos de desenhos da escala diatônica, todos com 17 notas, o que facilita a sincronia da palheta, memorize todos os desenhos de padrões, pois após isso cada exercício deve ser repetido ao longe deles multiplicando todos os assuntos por 7. Os padrões da escala estão classificados pelo número que a nota ocupa na tonalidade. como estamos na tonalidade de Do maior, o padrão que começa pela nota Dó é o primeiro padrão, o que começa na nota RE é o segundo padrão e assim por diante.
Alterne a palheta seguindo a indicação que acompanha a pauta, e se você estiver correto a primeira e a última palheta de cada padrão será para baixo, não prossiga antes de conseguir tocar o formato sem errar o sentido da palheta.Todo exercício possui essa indicação que desaparece no momento em que o de movimentos se repete tornando o desnecessário a indicação.
Leia também sobre: como montar seu Setup
e o guia para guitarristas iniciantes



Desenhos Melódicos

A velocidade, a meu ver, é como uma linda mulher, deve ser cortejada com cuidado, sem que se sinta paparicada demais, pois neste caso se enfarta, e passa a desprezar aquele que a galanteia. trazendo isso para o nosso instrumento, o significado é que, quanto mais veloz se pratica um exercício, mais tempo se leva para dominálo, porque a velocidade se alimenta da precisão, e esta só cresce com quando praticamos devagar e com cuidado. Por isso, [e tão importante praticarmos estes próximo exercícios muito devagar, e para isso nos servimos de uma âncora chamada metrônomo, que é a única forma de mantermos um andamento lento igual por horas.
Aqui temos uma série de exercícios de precisão, por serem difíceis de executar exigem um cuidado especial de quem se propõe a estudálos, e por isto gera precisão. se você for capaz de tocar estes próximos 10 exemplos sem interromper, nem errar, em todos os 7 padrões, notará um aumento considerável de velocidade em sua mão direita, mesmo naquilo que já tocava antes, pois quando tocamos cuidadosamente e lentamente um exercício, a velocidade enciumada se atira aos braços daquele que a desprezou para atrai-la.

Todos os exemplos estão no sexto padrão da tonalidade de C/Am e, como já disse, devem ser repetidos em todos os outros 6 padrões restantes. compreenda como o desenho melódico se repete de nota em nota, não se importando com os  problemas que aparecem ao longo do formato. lembre que não existe truque nem atalho neste campo,só existe trabalho e quem deseja uma palhetada veloz tem de pagar o preço.que são horas e horas diárias dedicadas a este assunto,com um detalhe importante que é: SEM PRESSA.
Como estudar:
Procure uma cadeira com apoio para as costas, almofada para as nádegas pois vão se acostumar a muitas horas de trabalho. Nunca toque com a guitarra desligada, e nestes primeiros 10 exemplos não use distorção. Evite periódos muito longos e ininterruptos de estudo, o importante para que o músculo se desenvolva gradualmente é sem traumas.





1. DESENHO MELÓDICO NÚMERO  ( SALTO DE TERÇAS)

Um comentário: